O Brasil do futebol tornou-se uma nação Olímpica. Atletas de 28 modalidades treinam diariamente para atingir a meta do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) 2016 é fazer com que o Brasil se torne uma das 10 principais potencias olímpicas.

Muitos programas de preparação de atletas e equipes esportivas, em geral tentam corrigir as deficiências enfatizando simplesmente o aumento de horas dedicadas ao trabalho técnico, tático ou físico, mesmo que, com frequência, o problema não esteja na falta dessas habilidades, e sim, na falta do condicionamento mental e emocional. Aumentar o trabalho repetitivo nesses fundamentos não contribui para superar a pressão, aumentar a concentração, confiança, motivação ou o domínio dos impulsos agressivos e até mesmo na recuperação de lesões.

O desafio passa a ser o desenvolvimento de competências psicologias do alto rendimento esportivo a partir da metodologia Coaching.

Nas competições somos capazes de acender a chama da realização. Essa misteriosa força interna que se alimenta de sonhos, fé, paixão, sacrifício e, especialmente, dos momentos em que se é capaz de fazer o impossível, parecer possível.

O que fazer para vencer e buscar a excelência? Essa é uma questão importante do cenário do alto rendimento esportivo. Com a necessidade constante de resultados, conhecer o caminho da vitória passa a ser uma vantagem competitiva.

Abaixo listo quais as competências essenciais para um atleta de alta performance, lembrando que tornar-se um realizador é o primeiro passo para fazer parte de uma equipe vencedora.

Competências a serem desenvolvidas:

  • Objetivos desafiadores e reais;
  • Concentração;
  • Motivação;
  • Controle Emocional (MARTA);
  • Autoconfiança;
  • Disciplina;
  • Resistência psíquica (as pressões);
  • Lida bem com imprevistos;
  • Alto grau de competitividade x Agressividade;
  • Desenvolvimento Interpessoal (relacionamento, comunicação, negociação, gestão de conflitos, tomada de decisão e liderança).

 

A eficácia do Programa Coaching pode ser avaliada comparando-se as medidas de desempenho iniciais com os indicadores finais, onde se pode observar o crescimento pessoal, aprimoramento das habilidades psicológicas e aumento do desempenho esportivo, somado ao Projeto Estratégico e Plano de Ação.

Os componentes mentais e emocionais transcendem esses aspectos. Em qualquer esporte, o êxito (ou fracasso) de um atleta e equipe é resultado do complexo conjunto de variáveis que integram o momento de uma competição. Portanto, o Coaching Esportivo, passa a ser uma importante alternativa metodológica que se pode somar ao treinamento e desenvolvimento de atletas, equipes e treinadores na busca incessante por melhoria de desempenho e resultados .

Autora: Suzy Fleury