O ser humano é motivado pelo que vê, toca, sente e analisa.

O significado que damos ao que vemos, muitas vezes, dita quem e o que somos, e nos “avalisa” perante o meio em que vivemos.

Foi para atender essa necessidade que o Coaching de Imagem surgiu, ou seja, com o objetivo de trabalhar a comunicação de forma a integrar todos os elementos da imagem com o propósito de consolidar uma pessoa/marca, agregando valores e competências comunicáveis a públicos específicos ou à sociedade como um todo.
Por imagem entende-se tudo que representa uma pessoa/marca/produto traduzido em símbolos conhecidos dentro de uma cultura. Logo, construir estratégias de comunicação capazes de influenciar na escolha dos outros inclui oferecer dados tangíveis que possam colaborar racionalmente para uma tomada de decisão.

Os 4 elementos fundamentais da imagem do Ser

O Coaching de Imagem trabalha quatro elementos principais.

Os chamados 4 elementos fundamentais da imagem do Ser são as inteligências espiritual, mental, emocional e física que – quando bem utilizadas – podem contribuir para o uso correto de potenciais individuais, fortalecendo, assim, a possibilidade de concretizar objetivos.

O potencial da imagem utilizado corretamente torna efetiva a comunicação intra e interpessoal, pois tem como benefícios diretos a conscientização e a integração do indivíduo para representar os papéis sociais com mais sabedoria, ampliando a sua capacidade de liderar pessoas e/ou autoliderar-se. Contribui também para o aumento da assertividade na comunicação, uma vez que transmite valores coerentes com a marca e/ou com os serviços prestados, influenciando as pessoas positivamente e, por isso, aumentando a visibilidade e o posicionamento estratégico nos negócios.

Comportamento

A partir de adequações comportamentais o Coaching de Imagem estabelece a identidade visual mais adequada ao objetivo pessoal e/ou profissional do indivíduo, desenvolvendo suas competências de maneira consciente e adequada ao propósito pré-definido.

Essa identidade deve ser sedimentada no perfil comportamental individual e, principalmente, estar aliada ao estilo de cada um, mas sobre isso falaremos numa próxima oportunidade.

Se você também se interessa por Coaching de Imagem e quer saber mais sobre este assunto, escreva para mim.

Até breve!

Autora: Andrea Neiva