A atividade de coaching traz uma grande responsabilidade para o coach. Normalmente, quando uma pessoa busca o coaching, está com uma perspectiva ou desejo de algo melhor para seu futuro, muitas vezes já possuindo em sua mente a imagem do que deseja, o que, por si só, já traz uma sensação positiva e vontade de tornar real aquilo que ainda está na dimensão dos sonhos.

O fato de um coachee querer algo não necessariamente significa que ele vai conseguir, uma vez que determinados objetivos demandam diversos tipos de recursos, como: talentos, dinheiro, tempo, apoio, conhecimento, experiência, entre outros.

As ferramentas de assessment irão trazer valiosas informações a respeito do perfil comportamental, valores, competências, engajamento, resiliência e até inteligência emocional do coachee, recursos estes essenciais para serem analisados e com isso se checar o grau de alinhamento do sonho ou objetivo do coachee com os recursos que ele possui nessa dimensão de análise de recursos internos.

Começar um processo de coaching sem um levantamento completo de todos os recursos de um coachee poderia ser como viajar sem checar se o que está na mala é o necessário ou o suficiente para uma viagem.

Neste artigo, a atenção maior está sendo dada aos recursos associados à personalidade, uma vez que estes recursos podem ser um pouco mais difíceis ou levar mais tempo para serem adquiridos ou desenvolvidos; ou, em alguns casos, os recursos existentes nesta dimensão podem levar o coachee a reconsiderar o seu objetivo, realinhar suas expectativas ou mudar o destino de sua viagem.

Ferramentas de assessment, ou análise de perfil do coachee, são fundamentais para um coach que quer se diferenciar no mercado, em razão de sua capacidade de ter sucesso em analisar quem é o coachee, fazer uma análise de viabilidade de seus objetivos e elaborar um plano de voo realista e prático.

A coleta e análise de dados deveriam inclusive preceder a decisão do coach em aceitar determinado coachee como cliente. Se é para começar um processo de coaching, então é para terminá-lo, deixando o coachee no destino definido quando da contratação do coaching.

Autor: Alexandre Ribas