“Com o exercício da mentalização podemos reeditar experiências
passadas transformando-as em positivas e criar imagens virtuais sobre o
desempenho que queremos executar nos esportes, negócios e na vida.”
Suzy Fleury

 

O que podemos fazer para melhorar desempenho em diferentes áreas de atuação? 

Jack Nicklaus, ex- jogador de golfe e maior vencedor de torneios Masters de todos os tempos com 18 conquistas nos ensina o seu segredo do sucesso. Ele dizia que o segredo da uma boa tacada no golfe é 10% swing, 40% posicionamento e organização e 50% o quadro mental de como a jogada deve ocorrer.

O que é Mentalização? 

Mentalização refere-se a criar ou recriar uma experiência na mente. É uma forma de simulação que envolve recuperar a memoria em partes (como cenas de um filme que desejamos editar) e molda-las em imagens significativas. A mentalização tem muitos usos, incluindo redução da ansiedade, estabelecimento de confiança, aumento da concentração, recuperação de lesões e pratica de habilidades e estratégias.

Mentalização funciona? 

Os relatos de experiências pessoais são inúmeros e veem dos melhores atletas como vimos anteriormente e de técnicos que incluem a mentalização em suas rotinas de trabalho diário. Estudo realizado no Centro de Treinamento Olímpico dos EUA revelou que 100% dos Psicólogos do Esporte, 90% dos atletas usavam mentalização, com 97% avaliando que ajudava no desempenho.

As evidencias cientificas que apoiam a mentalização são marcantes e demonstram o valor da pratica mental no aprendizado e desempenho de habilidades motoras.

Quais os Fatores que afetam a efetividade da Metalização? 

Natureza da tarefa, o nível de habilidade do realizador e a capacidade de imaginação afetam a forma como a mentalização melhorará o desempenho. A combinação da mentalização com exercícios físicos e técnicos é como a suplementação de vitaminas que juntos, oferecem maior vantagem que separados.

Como utilizar a Mentalização? 

A mentalização pode ser praticada antes e depois de treinos e competições, durante intervalo da ação e em ocasiões particulares como no processo de reabilitação de lesões. E para que ela seja efetiva, é preciso integra-la a rotina diária.

Como todas as técnicas psicológicas, a habilidade de visualizar é adquirida por meio de pratica. Alguns participantes são muito bons nisso, enquanto outros podem nem mesmo ser capazes de conseguir uma imagem em suas mentes inicialmente, mas com dedicação e técnica, é possível utilizar esse recurso como um grande aliado da evolução do desempenho.

Autora: Suzy Fleury