Resolvi escrever sobre a diferença de Outplacement e Coaching de Carreira devido a situações que tenho vivenciado. Como atuo com os dois processos recebo muitos profissionais com a dúvida de qual contratar.

A resposta é: Depende do seu objetivo! O que você quer alcançar ao final do processo?

Outplacement é um processo que estrutura as bases profissionais, a fim de auxiliar o colaborador demitido, a enxergar o mercado de trabalho de modo organizado e disciplinado para obter uma recolocação no menor tempo possível, com mínimo de impacto.( AOCFI – The Association of Outplacement Consultancy Firms International, associação que regula, internacionalmente esta atividade)

Coaching é uma parceria entre o Coach (profissional treinado para entregar o processo de coaching) e o Coachee (pessoa que passará pelo processo de coaching), em um processo estimulante e criativo que os inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional, na busca do alcance dos seus objetivos e metas através do desenvolvimento de novos e mais efetivos comportamentos. (Definição de Coaching segundo a ICF)

SITUAÇÕES REAIS – Coaching de Carreira e /ou Outplacement:

“Não quero mais o mundo corporativo” 

Atendi um cliente que fechou o ciclo de 30 anos na empresa como executivo na área de operações. Estava com 60 anos, cheio de energia e vontade de fazer algo novo, ele determinou que não retornaria ao mercado como executivo mas não sabia o que poderia fazer. A nova atividade deveria gerar satisfação e que vivenciasse seus valores. Neste caso, o Coaching de Carreira contribuiu muito mais para seu objetivo final: descobrir quais possibilidades para este novo momento de sua carreira.

“Quero mudar completamente de carreira: De Gerente de Projetos para Consultora de Estilo” 

É muito comum o cliente listar tudo o que ele não quer mais, e como tem a sensação de estar “perdido”, não enxerga todas as possibilidades que tem no momento. Recentemente uma profissional com 15 anos de experiência na área de comunicação e marketing decidiu mudar de área. Ela tinha algumas ideias, mas não estava segura quanto ao melhor caminho.

Resultado: 04 possibilidades apareceram durante o processo de Coaching de Carreira e sua escolha foi por Consultoria de Estilo. Como passo seguinte buscou um profissional especializado para apoiar a sua atuação no mercado com foco na nova carreira.

Um ótimo exemplo que começou com o Coaching de Carreira e teve a posterior contratação de um consultor focado em estruturação e desenvolvimento de negócios.

“Quero voltar ao mercado como Diretor Comercial em multinacional!”

Não existem dúvidas para este cliente que chegou à primeira reunião e informou o cargo, a área e a lista de empresas que pretendia trabalhar. O seu objetivo estava muito claro.

Neste caso o Outplacement com suas etapas (análise de perfil, levantamento de competências, análise da trajetória profissional, apoio a elaboração do currículo e perfil na rede social, preparo para entrevista e ações eficazes na busca do mercado) preparou o cliente rumo ao seu novo passo de carreira.

Em muitos casos o Coaching de Carreira antecede ao Outplacement para que as possibilidades sejam descobertas e optando pelo mercado, receber orientações e apoio necessário.

Aproveito o artigo para destacar que Coaching também não é terapia, consultoria ou mentoria. Saiba mais sobre estas diferenças no site da http://www.icf-sp.org/icf-sp.php

Escreva com suas dúvidas e/ ou sugestões de temas para os próximos artigos!

Autora: Geórgia Villas Bôas