Mudança e Felicidade podem caminhar juntas?

Mudança e Felicidade podem caminhar juntas

Mudar exige coragem, mas também pressupõe um bom nível de discernimento.

Muitas pessoas procuram o coaching em busca de mudanças. Por vezes se sentem tão confusas que não conseguem distinguir se a insatisfação é fruto de um trabalho sem prazer e orgulho, ou se simplesmente a vida esta dando sinais de que o próximo capitulo deverá ser escrito com novas experiências. De qualquer forma, explorar as sensações positivas e negativas identificando os fatos que as geram, pode ajudar as pessoas a detectar os momentos verdadeiros de felicidade.

Vivemos cercados de distrações e induzidos por sentimentos de felicidade efêmeros, pontuais e sem potencial para perdurarem e assim, frequentemente, voltamos a sentir o desconforto da duvida sobre o que realmente nos faz feliz.

Nesse ponto do processo uma pergunta se faz necessária: Quando você esta feliz, esta fazendo o que?

A busca pela resposta aciona um mecanismo em nosso cérebro, que faz uma verdadeira varredura em nossas atividades e ações diárias, visando encontrar esses tão desejados momentos de felicidade. Esse deveria ser um exercício diário, mas diante de tantos acontecimentos a nos envolver, sentir-se feliz parece ser um ato de arrogância de nossa parte, ou algo típico das pessoas “zens” que parecem ter uma destreza para enfrentar as mazelas da vida. Como podemos ser felizes com tanta gente se sentindo infeliz a nossa volta?

Bem, felicidade é uma escolha, e o nível de felicidade que desejamos alcançar dependera da nossa capacidade de desapego e, de muitas vezes fazer alguns sacrifícios.

Em geral, exploramos muito pouco o nosso potencial e colocamos a nossa régua muito abaixo dos nossos ideais, ao vivermos de sonhos não realizados.

Deixar de fazer algo que nos deixa relativamente satisfeitos, para alçar novos e mais altos voos nos desafiando a expandir nossas conquistas, exige muita vontade e determinação.

Aprenda a separar fatos de emoções. Os fatos podem avaliar que um sonho é possível, mas as emoções negativas podem nos levar a focar apenas nos obstáculos e no nosso medo de fracassar. Por outro lado, emoções muito positivas podem mascarar a realidade dos fatos, subestimando as dificuldades.

Quando as emoções se transformam em crenças irreais, a clareza do custo benefício com relação a qualquer projeto diminuirá a ansiedade causada pela proposta de mudança futura. Um coach experiente saberá orientar esse processo para que as pessoas consigam identificar, de maneira consciente, o que as faz feliz e que tipo de mudança essa consciência acarretará.

Algumas pessoas são dotadas de um coeficiente emocional mais elevado, ou seja, tentam analisar os fatos com mais racionalidade. Isto, porém, não pode significar a repressão das emoções e sim uma melhor forma de explora-las a fim de minimizar possíveis situações de risco. Trabalhar as nossas emoções com sabedoria é um passo determinante para se atingir um alto grau de discernimento do que devemos deixar no passado e buscar no futuro.

Nas palavras de um poeta: Quando a dor de ficar for maior do que a dor de partir……é hora de mudar…

Autora: Cris Ortiz Camargo

Comentários no artigo “Mudança e Felicidade podem caminhar juntas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *