Começar um projeto de coaching com o pé direito demanda uma série de cuidados. Um deles é a sessão zero, aquela que antecede o processo de coaching – alguns chamam esta sessão de etapa de coleta de dados.

Um processo de coaching pode ser entendido como levar uma pessoa de um ponto A a um ponto B, sendo o ponto A a própria pessoa, quem ela é, como está, recursos disponíveis e qualquer outra informação relevante a respeito do coachee. O ponto B é o destino, meta ou objetivo do coachee, é aonde este quer chegar.

Para a elaboração de um plano de coaching que leve o coachee de A para B, é fundamental haver clareza do destino desejado (ponto B) e também do ponto de origem da viagem (ponto A).

Com uma forte clareza a respeito de origem e destino, torna-se mais fácil e seguro elaborar o plano de voo, com etapas bem definidas e conectadas umas às outras, levando ao coachee a segurança de que atingir o ponto B será apenas uma consequência natural e previsível.

Uma boa definição de origem e destino também facilita responder às perguntas:

  1. Este objetivo (ponto B) será sempre um sonho ou poderá de fato se tornar realidade?
  2. O tempo a ser levado, recursos disponibilizados e esforço serão recompensados pelos benefícios do objetivo?

A coleta de dados pode ser bem ampla, com várias fontes de informação, sendo que uma delas merece especial destaque: as informações vindas de ferramentas de assessment, como o DISC, ou outras ferramentas que analisam valores, motivadores, inteligência emocional ou competências.

Estas informações trarão um conhecimento fundamental a respeito de quem é o coachee, seus talentos e limitações. Esses dados, quando cruzados com o objetivo desejado, tempo e demais recursos disponíveis, trarão uma visão mais clara a respeito da viabilidade do projeto e também de qual será o plano necessário para contribuir para que o coachee traga seu sonho, ou visão de futuro, para o momento presente, ou seja, o dia em que irá atingir o seu objetivo.

A sugestão é que o processo de coaching, em uma visualização simplificada, tenha o seguinte formato:

Sessão ZERO -> elaboração do plano -> sessões de coaching

Conhecer os recursos disponíveis e a qualidade da matéria-prima é chave para a construção de uma obra sólida, no prazo, e que atenda às necessidades de quem a encomendou.

Autor: Alexandre Ribas