1. Acredite que você nasceu para ter sucesso.
Todos nós nascemos com um propósito: deixar o mundo melhor quando irmos do que quando chegamos. Devolver ao mundo o que você faz de melhor pode ser sua missão de vida, deixar um legado positivo para o mundo. Pense nisso.

2. Use seus talentos como o norte de sua vida.
Quem você é, quais são seus talentos? O que você tem facilidade ou dificuldade de fazer? Do que você gosta ou não gosta? Quanto mais você souber quem você é, maior será sua clareza com relação ao que fazer na vida e, consequentemente, realizar sua missão.

3. Entenda as regras do jogo.
O sistema é mais forte do que o indivíduo. Ninguém é obrigado a seguir as regras de uma empresa, família, comunidade, cidade ou país. Se você não concorda com as regras, você pode contribuir para aperfeiçoá-las ou pode escolher outro sistema, pois, se não concordar com as regras e ficar, você poderá ser visto como um “corpo” estranho, sendo excluído pelo sistema ou no mínimo perderá um tempo que nunca mais voltará.

4. Respeite a hierarquia.
Nada supera anos de experiência. Reconhecer as próprias limitações, buscar e saber receber feedback, com humildade e respeito, são fundamentais para que aprendizes virem mestres.

5. Calcule o preço a ser pago para chegar aonde deseja.
Toda viagem tem um preço, escolher o destino é apenas o começo. Além de refletir a respeito dos recursos necessários e do tempo a se pagar, também é necessário averiguar se o seu sonho ainda está na data de validade.

6. Pague o preço.
Na vida primeiro pagamos o preço, para, quem sabe, recebermos o que desejamos. Há muitas variáveis que influenciam o sucesso de nossos objetivos e sonhos, porém, uma coisa é certa: o universo é um sistema com regras claras e soberanas.

7. Faça um detalhado planejamento.
Colocar no papel o que desejamos é fundamental. Definir as etapas em uma sequência lógica, com um cronograma realista, com clara definição de papéis, seus e das pessoas envolvidas no seu projeto, é um pré-requisito para que seu sucesso não seja uma obra do acaso, mas sim uma simples consequência de um planejamento prático, com ações concretas.

8. Siga o planejamento.
Disciplina e persistência são fundamentais, porém lembre-se de que sonhos devem ser escritos a caneta e planejamentos a lápis.

9. Tenha mentores.
Quanto mais ousado for o seu sonho, menos você se pertencerá, e a solidão poderá ser sua companheira. Escolha pessoas experientes e em quem você deposita muita confiança, bem poucas, dispostas a lhe complementar com diferentes pontos de vista e dizer o que você pode não gostar de ouvir.

10. Celebre a vitória.
Com absoluta certeza, você irá merecer.

O autoconhecimento é fundamental para encontrarmos nossa missão de vida e identificarmos quais os talentos que devemos explorar ao máximo e as limitações com que devemos tomar cuidado.

No mercado há uma grande quantidade de ferramentas de assessment que analisam distintas e complementares dimensões da personalidade, como comportamentos, valores, motivadores, competências, inteligência emocional, axiologia e outras.

Invista em você, seja o maior “case” de sucesso que você conhece, busque a medalha de ouro que você nasceu para conquistar.

Autor: Alexandre Ribas